terça-feira, 24 de maio de 2011

Pra pensar e agir

Relutei muito pra veicular este "hit" dos últimos dias do youtube sobre a educação brasileira contemporânea. Mas resolvi colocar no "blog legal", agora, porque filtrei algumas verdades nele que a maioria da nação brasileira já sabe sobre o seu sistema educacional falido.

1ª verdade: - os professores, sejam na esfera federal, estadual e municipal continuam sendo os denunciantes do quadro caótico e quase irreversível da parca educação nacional.

2ª verdade: - os gestores dos sistemas ensino de todos os "entes federados" são responsáveis diretos pela qualidade "zero" da educação brasileira.

3ª verdade: - o Governo Federal e o MEC não conseguem e não querem administrar e fiscalizar, a contento, os recursos destinados a educação.

4ª verdade: - o problema central da crise educacional brasileira não advém de falta de verbas financeiras para o seu gerenciamento, mas da incapacidade administrativa da gestão, do controle dos gastos e da famigerada corrupção de verbas públicas que campeia pelo território nacional em todas as esferas.

5ª verdade: - a sociedade civil se omite na sistuação porque os espertalhões da gestão educacional, a cada momento, fecham as portas para a fiscalização e controle civil das verbas para educação.

6ª verdade: - a fala da professora no vídeo comprova a única voz a contestar os desmandos, a falta de gestão qualificada da educação no país, a miséria salarial que foi imposto ao profissional e a falta de condições efetiva de trabalho. Tudo isso nos faz refletir sobre o "hit" do youtube, digo refletir e agir com a anuência de outras vozes a contestar ou sonhar em mudanças em curto prazo.




0 comentários: