sábado, 26 de junho de 2010

Eu indico

Cesar Cruz e a filha(Google)
O HOMEM SUPRIMIDO

Cesar Cruz

Uma suspeita de traição, um crime, o tempo que fica suspenso por um instante; o motorista de ônibus que não imagina que terá sua vida ceifada, sem aviso prévio, na tarde de um dia qualquer; uma alteração metafísica no universo que muda o curso da saga humana na Terra; o homem que vai sendo suprimido da vida, pedaço a pedaço; um viúvo que ressuscita a mulher após um sinistro ritual; o inesperado encontro, vinte anos depois, entre a vítima e o pedófilo.

Estes e outros intrigantes enredos o aguardam em O Homem Suprimido, livro de estréia do paulistano Cesar Cruz, que surpreende pela maneira com que é capaz de transformar a matéria-prima de suas elucubrações em criação ficcional vigorosa, canalizada por meio de temas como a loucura, a senilidade, o fantástico, o surreal, a vingança, o sofrimento e a inocência; além da morte que, com seu caráter de surpresa, mistério e irreversibilidade, parece ser o cerne de sua prosa.

Em todas as dezesseis histórias aqui apresentadas, que mesclam estilos variados de narração e desenvolvimento, entrevemos o cuidado e o esmero na escolha das palavras, na elaboração de cada construção, na busca pela metáfora inédita e no uso econômico das adjetivações e dos rebuscamentos, deixando interessantes vazios que permitem ao leitor criar suas próprias imagens. Cruz é um escritor que respeita a individualidade e a liberdade de seus personagens, que se recusam a serem factóides estereotipados ou politicamente corretos. Não desejam agradar ao leitor, eles são o que são; apresentam-se ricos em nuances psicológicas, detestáveis defeitos e deformadas virtudes; personas muito parecidas como as que você e eu conhecemos.

Murilo L. Rezende
Jornalista e professor
São Paulo, abril de 2010

Cesar Cruz nasceu na cidade de São Paulo em 1970. Cursou Administração de Empresas e atualmente estuda Letras. É marido da Vanessa e pai da Michele. Começou a trabalhar aos 15 anos e, desde então, exerceu as mais curiosas atividades profissionais: foi cambona, entregador de amostras gratuitas, garçom, segurança de boate, agente publicitário e vendedor. Faixa preta de karate, viveu de dar aulas por quase uma década. Escreve há cinco anos, e já teve mais de 50 de seus contos, crônicas e artigos, publicados em jornais, revistas e antologias de novos escritores. Há dois anos é colunista do Jornal do Cambuci & Aclimação, periódico semanal que conta com cerca de 60 mil leitores por edição. Seis de suas crônicas foram ao ar no programa Conte Sua História de São Paulo, da rádio CBN 90,5 FM. Uma delas integra a antologia de mesmo nome, organizada pelo jornalista Milton Jung – Editora Globo 2006.

Serviço:

O Homem Suprimido
Cesar Cruz
Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-1867-8
Formato 14 X 21 cm
132 páginas
1ª edição - 2010
Valor: R$ 25,90

1 comentários

CESAR CRUZ disse...

Dizem que esse cara é espetacular! Ahaha!
Obrigado pelo apoio, amigo!

Abço forte
Cesar