Vencendo o final de semana por aqui

Emerson Araújo


Abro esta segunda-feira com uma perda e dois ganhos. Primeiramente, a perda dolorosa com a morte de Dona Neném a matriarca da família Leda de Tuntum. Mãe abnegada de vários filhos, Dona Neném pautou a sua vida pela simplicidade e pela boa vizinhança na emblemática Rua São Raimundo. Lembei-me de alguns episódios da infância/adolescência quando me tornei amigo de Manoel Leda, Gil Leda e Pires Leda (este ex-prefeito da minha Tuntum). Dona Neném sempre presente como mãe e pai desta família amiga a direcionar procedimentos morais inabaláveis com sua discreta presença na calçada do casarão em fim de tarde. Tuntum, sem duvidas, perdeu uma das suas melhores referências familiares na sexta-feira próxima passada.

Agora me vem os ganhos, a minha ida ao Povoado dos Poços (Ipu-Iru, hoje) após trinta anos. Ali, neste domingo, final de tarde, pude perceber a mudança fenomenal do lugar. Os Poços ganharam “status” de cidade durante a minha ausência de mais de um quarto de século. Fiquei feliz por isso. O outro ganho foi participar da festa das mães patrocinada pelo professor/secretário de esportes do município Jeová. Festa popular das melhores e que há muito não participava. Pude, também, de cima de um velho chevrolet vermelho/74 observar o carisma quase messiânico de um dos políticos mais queridos do médio mearim: Dr. Tema Cunha. Reconheço que não sou de andar por aí fazendo proselitismo sobre lideranças conservadoras pela formação ideológica a esquerda que tenho, mas o fenômeno Dr. Tema por aqui me gerou interesse desde jovem quando aportava pelas ruas e vielas de Tuntum nas férias escolares. O Dr. Tema para os tuntuenses, no plano político municipal, é uma liderança emblemática a ser decifrada de maneira gradual. De qualquer maneira, na festa dos Poços ontem subtrai da sua presença no palanque o quanto este político de três mandatos consegue envolver a todos com um discurso claro onde as palavras/atitudes presenciais adquirem credibilidade e confiança entusiásticas para um povo simples do início do sertão.

Bem, na festa de ontem nos Poços, três protagonistas me chamaram, definitivamente, a atenção: milhares de mães ávidas por presentes que eram muitos, o Jeová como animador de auditório competente, e, finalmente, o Dr. Tema Cunha com seu jeito messiânico de fazer política no interior do Brasil.

Emerson Araújo – é professor, escritor, bacharel em Direito. Natural de Tuntum – Maranhão.

Nenhum comentário: