Bloco da Quase Irresponsabilidade Total

Imagem: Sem Crédito
Kenard Kruel

Estou sabendo que, finalmente, depois de inúmeras massadas a Comissão de Julgamento do SIEC, da FUNDAC, já está com os pareceres prontos dos 109 projetos que foram apresentados àquela Lei de Incentivo à Cultura. Somando tudo, estes projetos não chegam a custa 2 milhões e 500 reais. O Governo do Estado repassou 1 milhão e 750 mil reais, porém 350 mil ficam, já, para a administração do SIEC, segundo informação passada por membros do órgão, outra parte para projetos de interesse da própria FUNDAC, o que eu acho uma coisa abminável e vou lutar para acabar com isso. Ora, a FUNDAC já tem verba garantida para tocar os seus projetos. Se precisa de mais, vá ao governador e defenda aumenta de repasse. Mas, meter a mão no valor que é liberado para a Lei de Incentivo à Cultura é uma afronta muito grande. Assim como é uma afronta também tirar parte do valor para a administração do SIEC. Que ele seja mantido com verba extra. Assim como os demais órgãos do governo.

A demora toda de dar o resultado final dos projetos aprovados na Lei de Incentivo à Cultura tem nome (e nome feio): IRRESPONSABILIDADE. A começar pela presidente do SIEC Sônia Terra. Essa senhora, já por três vezes, marcou reunião do SIEC e não foi. Alguns membros, como a deputado Flora Isabel, os representantes dos Lojistas, da Fazenda, do Planejamento etc e tal, também lá nunca ou quase nunca comparecem. A deputada Flora Isabel, quando muito, manda representante, que não tem direito de voto (É mesmo que nada). Se este povo não tem tempo, não tem compromisso, não tem RESPONSABILIDADE, que procure outra MOITA para fazer suas CAGADAS. O que não podemos é os produtores culturais e artísticos ficarmos prejudicados por conta de quem não é do risco e nem do riscado.

Estou sabendo, ainda, que na próxima segunda-feira deverá ser realizada reunião para apresentação e votação dos pareceres dos projetos que serão contemplados com as Cartas de Créditos do SIEC. Vou ficar de TOCAIA. Espero que outros interessados também fiquem de TOCAIA. Espero que todos possamos cobrar RESPONSABILIDADE dos membros (EPA!) do SIEC.

Não sei o nome de todos os CONSELHEIROS DO SIEC, contudo me informei que lá transitam, também, o Pedro Costa (o donatário atual da Cultura Piauiense - ele é membro (EPA! do Conselho de Cultura do Estado e do Conselho do SIEC, do Conselho de Cultura do Município e do Conselho da Lei A. Tito Filho, do Sindicato dos Poetas, Violeiros e Repentistas do Piauí, da Casa do Cantador, da Associação dos Poetas e Violeiros do Estado do Piauí, da Academia Brasileira do Cordel, da União Brasileira do Escritores, do Sindicato dos Escritores no Piauí, diretor presidente da revista De Repente, diretor presidente da Fundação Nordestina do Cordel, dentre outras instituições e outros órgãos), o Moisés Chaves, o Maneco e o Rubens Nery Costa. Estes são do risco e do riscado. Precisam nos dar explicações. Os demais, sei lá, que lá não cheguem, não fiquem no meio do caminho e para os seus lugares de origem não retornem...

2 comentários:

Anônimo disse...

muito bem

Anônimo disse...

Isso mesmo! vamos todos ficar de tocaia... Já basta o tempo de atraso que prejudicou à todos.