Carta do Sanatório Meduna III (2009)


.
Caríssimo poeta irmão Emerson Araújo,


Li que ninguém é profeta em sua terra. Aos poucos, essa leitura se consolida mais em mim. Lancei o livro Torquato Neto ou a Carne Seca é Servida no dia 14 de março do ano passado, no Espaço Arte do Nova Brisa, na Avenida Presidente Kennedy, em frente ao Projeto Música Para Todos. Ofereci mais de 200 livros já, desde então, aos jornalistas da terrinha. Nenhum, até agora, o comentou. De lá para cá, foram feitos cinco comentários apenas: 1) seu; 2) Fonseca Neto (professor da Universidade Federal do Piauí e cronista do jornal Diário do Povo, onde escreve às segundas-feiras); 3) Albert Piauí; 4) Willian Tito e 4) Dodó Macedo. Poderia até dizer que o Albert Piauí e o Willian Tito são jornalistas e que, portanto, dois jornalistas comentaram o meu livro. Deixa estar que seja assim.

Bastou o Dodó Macedo comentar o meu livro no blog dele, que tem abrigo no blog do Luís Nassif, para que, aos poucos, eu esteja me tornando mais profeta realmente em outras terras do que na minha própria terra. Comentários sobre o Torquato Neto ou a Carne Seca é Servida começam a pipocar como seu eu estivesse no escurinho de um dos cinemas do Teresina Shopping.

Primeiro pela credibilidade do Dodó Macedo, um dos mais disciplinados cartunistas do nosso país (sem restrição Kenard Kruel!). O único que participa do Salão de Humor do Piauí, desde o seu primeiro ano de criação (ou seja, de 1982 a 2007 - 2008 não foi realizado o evento). E, agora, blogueiro de primeiro time. Como poucos, consegue nos fazer ler e entender suas crônicas / críticas / comentários econômicos. Estou viciado, já, no blog do Dodó Macedo, meu compadre querido.

Segundo pela grande quantidade de acesso que o blog do Luís Nassif tem. E, não só isso, mas pela forma democrática com que ele conduz esse seu blog, abrigando o que ele chama de comunidade do blog do Luis Nassif. Fazem parte dessa comunidade diversos blogues, não como simples links, para serem clicados, mas para interagirem como se o próprio blog do Luís Nassif fosse. Não tenho certeza, posto que sou desconhecedor do assunto, porém vou me consultar com o Dr. Fifi Bezerra (que sabe tudo de insimiótica) para ele me garantir que o Luís Nassif criou o que se pode chamar de MetaBlog. Pintou um lance legal, logo a teia se forma. E se espalha como brasa em noite de São João em meu Nordeste um dia Independente (Alô Ivanildo Vilanova!; Alô comadre Elba Ramalho!)...

Para não me alongar muito, que em breve terei consulta com o Dr. Rubens Lima, eis eu profeteando no Blog da Cafu, que está na teia da rede do Luís Nassif:

Colagemtorquato

Inspirada pela leitura de Torquato Neto ou A Carne Seca é Servida (Kenard Kruel - Ed. Zodíaco) - uma ótima dica de Gregório Macêdo, outro piauiense ilustre e colega de Comunidade - aqui vai uma pequena homenagem ao poeta, cineasta, artista, colunista, libertário, democrata, criador, tropicalista de primeira grandeza e para sempre presente no cenário cultural brasileiro e na memória afetiva de todos nós...

VIVA O TORQUATO! SALVE O PIAUÍ! (Cafu)


*****

Comentário de Gregório Macedo 6 horas atrás: Uma beleza de homenagem ao grande Torquato. Vou divulgá-la. Kenard é garimpeiro, já que resgata jóias esquecidas nos baús do tempo. Você também é garimpeira.Beijos.

Comentário de Cafu 4 horas atrás: Gregório,Ele merece muuuiiiittttooo mais! Cê não acha que as gravadoras (ou sei lá quem) devem ao público brasileiro a reunião e relançamento da obra musical completa do Torquato Neto? Cada música maravilhosa! Parceiros como: Gil, Capinan, Menescal, Edu Lobo, Caetano, Macalé, João Bosco, dentre outros (e afora as muitas canções inéditas, ou praticamente inéditas), não é pra qualquer um, não senhor! Intérpretes como: Elis, Nana, Bethânia, Gal, Nara Leão, Luis Melodia, Titãs, Geraldo Azevedo, Fagner, Zeca Baleiro, Baden Powell, Orlando Silva, Elizeth Cardoso, Olivia Brighton, Olívia Hime, Simonal, Ângela Maria, Tito Madi, Paulinho Nogueira, Maria Creuza, Claudette Soares, Jane Dubok, Léo Galdeman, Dóris Monteiro e Lúcio Alves, Tamba Trio, Leila Pinheiro, Sérgio Mendes, Nouvelle Cuisine, Sérgio Mendes, Verônica Sabino, Daniela Mercury etc. As novas gerações merecem conhecer o grande Torquato também. Nepá? Beijos.

Comentário de Laura Macedo 1 hora atrás: Oi, Cafu.Que garimpagem maravilhosa você fez das obras do Torquato Neto!! Concordo plenamente com você: as novas gerações merecem curtir o nosso grande Torquato. Valeu, amiga. Beijos.

Nenhum comentário: