É pra sacudir Teresina

Torquato Neto não é Álvares de Azevedo
Arte de Arnaldo Albuquerque

Emerson Araújo

Sem querer mexer no prazer de ninguém, pois ele é individual e deve ser respeitado sem patrulhismos, penas sugiro aos meus alunos, alunas, ex-alunos, ex-alunas, amigos e amigas a SEMANA TORQUATO NETO a ser realizada nos próximos dias 8 e 9 de Novembro de 2008 no Clube dos Diários aqui em Teresina.

Há muito tempo que Teresina tinha abandonado os eventos culturais para dar espaço a barulhada de banda de forró que não é forró e ao som tribal das micaretas que, por força da idade e da sensibilidade dos tímpanos ferida durante a vida de magistério, o abomino. Mas sou obrigado a respeitar quem gosta dos “felipões” e “mala sem alça” dos finais de semana das baladas pela diversidade dos prazeres dos outros. É questão de tolerância mesmo aceitar do MP3 do Jonas Filipe (meu caçula) uma aberração musical chamada “aviões do forró” mas fazer o quê? Dizem os mais antigos que os pais devem ser moderados em tudo. Pois acredito que devo ser para não perder as estribeiras.

Apesar de tanta tolerância e aceitação em nome do outro, agora tenho o direito de sugerir aquilo que faz bem aos ouvidos e ao espírito, portanto defendo com unhas e todos os dentes afiados os eventos culturais de Teresina que pensava que nas últimas décadas seriam mais intensos e que não foram. E dentro destes eventos cito aqui a SEMANA TORQUATO NETO coordenada pelo Kenard Kruel jornalista, escritor, pesquisador, professor e o próximo SALÃO INTERNACIONAL DO HUMOR DO PIAUÍ coordenado pelo Albert Piauí. Serão eventos que sacudirão a cidade e que as escolas, faculdades, universidades e o geral participem integralmente.

Quanto a mim, estarei revendo amigos deixados pelo caminho a 25 anos pelo exílio e a anulação, entre estes, meu generoso irmão Menezes y Moraes jornalista, escritor, ativista cultural. Um homem do Piauí que o Piauí o abandonou em Brasília. Precisamos incentivá-lo a ficar de vez aqui, pois o melhor lugar do mundo é aqui e agora?

Por fim, depois dos eventos é beber cajuína gelada e comer churrasco de carneiro e capote com arroz e poder conversar olho no olho com eles e elas. Quer coisa melhor do que isso? Eu não quero. Participem!

Nenhum comentário: